Também já se sentiu pizzed? Então desligue, por um momento...



Parece até um contrassenso, no momento em que termino uma formação em Marketing Ditital e confirmo as muitas mais valias da correta utilização e adequação das ferramentas digitais ao velho Marketing, revejo, no seguimento de uma conversa com uma amiga, uma conferência de Daniel Goleman, onde é lançado um apelo que não é só dele: o de darmos tempo, efetivo, às pessoas, sem a interrupção das tecnologias.

Nessa TED conferência, datada de 2007 (já lá vai mais de uma década!), em que o tema principal era a compaixão, Daniel Goleman, jornalista, psicólogo e investigador e um dos principais impulsionadores da temática da inteligência emocional no trabalho e nas relações pessoais, fala num conceito que da primeira vez que vi a conferência não me chamou a atenção: a expressão inglesa, Pizzed, que junta, de forma curiosa e até provocadora, as expressões puzzled e pissed off.

Neste mundo em que vivemos, tenho a certeza que também já vos aconteceu ficarem pizzed.

Isto acontece, explica Goleman, quando uma pessoa está a falar com outra, frente a frente e, de repente, uma delas começa a falar com uma terceira, ao telemóvel ou no portátil. A que está ali presente diante de nós como que desaparece para nós e ela mesma se sente perdida, desaparecida. Desliga-se a ligação, corta-se o laço pessoal e o ritmo da conversa. 

- "De que é que estávamos a falar?" - 

Portanto, em jeito de tradução livre, minha, Pizzed pode até bem traduzir-se por “pizzado/pisado”, já que puzzled pode traduzir-se por "perplexo, baralhado" e pissed off , "irritado".

Tomei nota e prometo firmemente que vou tentar – eu disse tentar –, como uma das decisões importantes para o ano 2019, prestar atenção plena à pessoa que está diante de nós, apaixonadamente e com compaixão.


PS: Já que desliguei todos os aparelhos para tirar a fotografia, aproveito e vou limpar os ecrãs 😊. 


Comentários

Postagens mais visitadas