Etapa Continental do Sínodo em África aponta desafios comuns a todo o continente


Foram ontem, 17 de janeiro, apresentadas aos jornalistas, pelas conferências episcopais regionais do continente africano, as primeiras reflexões relacionadas com a Etapa Continental do Sínodo em África, com Assembleia Continental agendada para inícios de março na Etiópia. Isto após a reunião de trabalho em realizada em Acra/Gana, em dezembro de 2022, e a anteceder a reunião a realizar na próxima semana em Nairóbi/Quénia.

O continente africano carateriza-se por uma grande variedade de culturas, idiomas e também pela presença de várias religiões. No que respeita à Igreja Católica é um continente em crescimento.

Do que foi partilhado na conferência de imprensa online promovida pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo SECAM – Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar, e embora os interlocutores não falassem a uma só voz, o caminho sinodal percorrido aponta desafios comuns a todo o continente.

Uma das preocupações prende-se com a Família, com realidades e tensões diversas como a das mães solteiras, as famílias divididas e os casamentos arranjados. Outro desafio enquadra-se no âmbito da pastoral juvenil, com os jovens a serem entendidos como “uma prioridade” para a Igreja em África.

Percebe-se que a Igreja em África reflete também a missionação e evangelização e a relação com a sociedade civil, nomeadamente com a cultura, política e justiça, e que as conclusões apontam para a necessidade de “acompanhar as pessoas”, para que a Igreja “possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade”.

O diálogo ecuménico e interreligioso, num continente marcado pelo “problema e desafio do extremismo religioso”, é outra das dimensões em discussão. A juntar à necessidade de uma  maior atenção às “pessoas em trânsito”(os migrantes, os refugiados) e aos marginalizados (os pobres, os excluídos), numa Igreja ela própria com as marcas da “precariedade e da fragilidade”.

Outro aspeto comum apontado pelos secretários das várias conferências episcopais regionais de África teve que ver com o Sínodo em si, que continua a ser entendido nesta segunda etapa como um importante caminho que a Igreja deve fazer, “como um processo alegre, aberto”, “como um dom”.

Foi interessante ouvir vários interlocutores, todos secretários ou coordenadores das conferências regionais episcopais, expressarem a sua preferência pela imagem de uma casa como imagem para a Igreja, ao invés da imagem de uma tenda, que é a imagem que o Documento para a Etapa Continental propõe, isto por a imagem de uma tenda lhes lembrar precariedade, inconstância, falta de fundações, menor organização.

A conferência iniciou com umas palavras de D. Luis Marín de San Martín OSA, subsecretário do Sínodo 2021-2024, que destacou que o Sínodo está a ser um momento de “profunda renovação e esperança para a Igreja”, “uma oportunidade extraordinária” de a Igreja encontrar “a coerência”, não para vir a ser uma Igreja nova, mas no caminho de uma Igreja renovada. Disse também que o Sínodo não é um evento mas um processo de “escuta aos outros e ao Espírito Santo”, deste modo assente nas dimensões espiritual e pastoral, e a ser vivido com “entusiasmo e não como um peso”. Para a subsequente tomada de decisões apelou à corresponsabilidade e à unidade dentro da diversidade e à necessidade de uma "comunicação circular". 

A Assembleia Continental Sinodal de África e Madagáscar terá lugar de 1 a 6 de março, em Addis Abeba, na Etiópia. Participarão 155 delegados: 27 leigas, 26 leigos, 16 jovens raparigas, 16 rapazes, 5 seminaristas, 5 noviços, 8 irmãos, 12 irmãs, 18 sacerdotes, 15 bispos e 7 cardeais.

Além desta assembleia sinodal continental, há a intenção de promover um encontro para os bispos, representando todas as conferências episcopais de África, para a releitura colegial da experiência sinodal vivida e para preparar a participação na primeira assembleia universal do Sínodo em outubro de 2023.

LeopolDina Reis Simões

Membro da Comissão de Comunicação do Sínodo 2021-2024

Fotografia: de um dos momentos da conferência de imprensa, realizada via zoom
O DEC em formato paginado está disponível em synod.va, em diversos idiomas, em PT AQUI  
Em baixo: Fotograma das Conferências Episcopais Regionais em África 



Comentários

Postagens mais visitadas