Gracias Pamaná! E até breve!


Há quatro anos na JMJ Panamá 2019, um pequeno filme com algumas imagens dos eventos centrais, na 'Cinta Costera Un' da Cidade do Panamá, ao som do hino oficial daquela Jornada, à espera da chegada do Papa Francisco. O altar ao fundo.

Não consigo atribuir os créditos deste vídeo, desculpe o autor/a. Sei que não fui eu que filmei; o vídeo estava na pasta das fotos e vídeos que partilhávamos no grupo de trabalho Internacional da Sala de Imprensa instalada no Centro de Convenções Atlapa.

Obrigada ao Panamá, às entidades civis e religiosas, não só às católicas mas também às de outras confissões, pelo acolhimento amigo, caloroso e fraterno aos jovens e menos jovens que chegados de todo o mundo aí viveram um momento inesquecível das suas vidas, em termos culturais, religiosos e humanos. Prometi que regressaria com a família e vou cumprir!

Para os menos informados, a JMJ Panamá, por coincidir com o tempo de aulas em muitos países, para coincidir com o verão na América Latina, não teve em termos de participantes a grandeza de outras JMJ`s.

Em tudo o resto foi grande, de grande dimensão, de todos os pontos de vista, desde o religioso ao intercultural, passando pelo logístico, de segurança, acessibilidades, coordenação e comunicação entre as diferente entidades, receção ao Papa peregrino e ao Papa chefe de estado, no caso o Papa Francisco...


Esperamos por vós e por muitos outros como vós, na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Também somos um país pequeno de tamanho, mas com um coração grande e acolhedor. Temos muita história, património e cultura para mostrar e também queremos conhecer as vossas tradições.

Vão chegar muitos, uns para visitar, outros para rezar, outros pelos dois motivos, ou por outros, uns chegarão pela primeira vez, outros pela enésima vez. A quem vier por bem, cá estaremos à vossa espera.

PS: Eu de palcos-altares não percebo nada, de preços, de aspetos técnicos, de materiais... Só sei que Portugal inteiro será antes de depois dos eventos centrais em Lisboa como que um palco, a mostrar-se ao mundo.



Comentários

Postagens mais visitadas